Blog Rômulo Lima

Na tarde desta quarta-feira, 25, o povoado Barra de São Pedro foi o alvo da Campanha contra o vírus do papiloma humano (HPV) da Prefeitura Municipal de Ouricuri. A ação intersetorial feita em conjunto com as Secretarias de Saúde e Educação envolveu dezenas de pessoas no ginásio municipal São Pedro.
A programação contou com Palestra sobre HPV, distribuição de material educativo; jogo de perguntas e respostas com direito a brindes e encerramento com aplicação de vacina em crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 13 anos.
HPV
O vírus HPV, segundo dados do Ministério da Saúde, é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero no país, apresentando a segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama. Portanto a meta é vacinar 80% do público-alvo (5,2 milhões de pessoas), formado prioritariamente por crianças e adolescentes de 09 a 13 anos.
A vacina é gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela deve ser aplicada em três doses, sendo a segunda após seis meses e, a terceira, cinco anos depois de aplicada a primeira dose. A vacina é aplicada nas pré-adolescentes com autorização dos pais ou responsáveis.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.