Blog Rômulo Lima

A crença católica diz que se chover até o Dia de São José, celebrado nesta quinta-feira (19), a safra vai ser boa. Essa é a esperança do povo sertanejo, que guarda nesta tradição muitas expectativas por um resto de ano bem melhor.
Em Bodocó, onde São José é o padroeiro, a população matem a expectativa e a fé no santo até o último minuto do dia. “Acreditamos em São José sempre, essa é uma data muito especial pra mim, tenho muita fé que a chuva vai vir pra molhar nossa terra”, disse a agricultora Liene Gomes ao nosso site.
A crença popular de esperar por chuvas na semana em que se comemora o dia de São José, não é infundada. O Portal pesquisou informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), e verificou que realmente espera-se chuvas nesse período do mês de março devido à Zona de Convergência Intertropical estar mais situada ao sul, entre outros fatores.
Além de Bodocó, São José também é padroeiro de muitas outras cidades de Pernambuco: No Sertão, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, o santo é padroeiro de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina. No Grande Recife, Abreu e Lima tem o santo como padroeiro.
Do Portal A10

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.