Blog Rômulo Lima

Com o tema “Somando Vozes pela Liberdade de Expressão”, o Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (Enedc) reuniu centenas de comunicadores, estudantes e militantes da comunicação nos dias 12, 13 e 14 de março, no Prédio da Universidade Católica em Recife. Neste sentido, o Araripe pernambucano foi representado por comunicadores das Ongs Caatinga e Chapada.
O evento foi organizado pelo Centro Cultural Luiz Freire (CCLF) e trouxe debates como os desafios para o direito à comunicação na era digital; a mídia pública, independente, comunitária e popular do nordeste; o nordeste; liberdade de expressão e regulamentação da comunicação.A programação do Encontro contou ainda com ato público em frente à Assembleia Legislativa, oficinas e rodas de diálogo.
Durante o evento, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) facilitou uma roda de diálogo com o tema “Comunicação e Agroecologia: experiências de fortalecimento das lutas dos povos do campo”. Neste espaço foram apresentadas experiências concretas da comunicação popular no campo e registradas falas de comunicadores e agricultores sobre a importância da comunicação.
“O debate do direito à comunicação ainda é muito urbano e metropolitano, pois enquanto nas capitais se discute a ocupação dos espaços de mídias, nas cidades do interior e zonas rurais não se tem, ao menos, o acesso aos meios de comunicação. Neste sentido, precisamos trabalhar para que o debate seja universalizado e que no interior consigamos travar o debate do acesso aos meios e do direito humano à comunicação”, ressaltou a comunicadora do Caatinga, Elka Macedo, durante a roda de diálogo.
No Enedc foi pautada também a Lei de Mídia Democrática, uma lei de iniciativa popular que prevê, entre outras coisas, ampliar a liberdade de expressão, para termos mais diversidade e pluralidade na televisão e no rádio. Este Encontro foi uma etapa de preparação para o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação que está previsto para acontecer em abril no estado de Minas Gerais.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.