Blog Rômulo Lima

No último sábado (14), ocorreu no município de Parnamirim, no sertão de Pernambuco, a segunda edição da Festa do Umbu, organizada pelo servidor do câmpus Ouricuri do IFSertão – PE, Lídio Parente, que contou com apoio da instituição, através dos docentes e discentes do curso de Agroindústria, que ajudaram a preparar doce, conserva salgada, licor e geléia da fruta.
Além de experimentação dos produtos feitos com umbu, houve também apresentações culturais como a Dança de São Gonçalo e Maculelê, declamações de poesia com Ramírio Nunes e Maurício Menezes e shows de Junior Baladeira, Mariano Carvalho, banda Licor de Camarones e VJ Teles.
Estiveram presentes, os docentes Miguel Angel, Rejane Rodrigues e Julliana Melo bem como alunas do curso de Agroindústria do câmpus Ouricuri, além do diretor-geral, professor Jean Carlos.
“A festa do Umbu trata de duas temáticas importantes: A primeira trata da luta pela preservação do umbu quanto árvore da Caatinga, mas não puramente num viés ambiental, o umbuzeiro tem grande importância cultural e social, tendo vista que parte da população do sertão a usa como fonte de renda. A outra vertente tratada na festa é o resgate da cultura do caatingueiro, inicialmente, com a roda de São Gonçalo, declamação de poesia, forró pé de Serra, dentre outros. Daí sua imensa importância para região e a necessidade de seu fortalecimento”,disse o diretor do câmpus Ouricuri, o docente Jean Carlos. 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.