Blog Rômulo Lima

Esta é a primeira vez que a gestão da petista é reprovada por maior parte da população. Índice é comparável ao momento do impeachment de Collor, quando o ex-presidente teve 68% de rejeição.
Uma pesquisa da Datafolha divulgada na manhã desta quarta-feira (18) mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff atingiu o pior patamar desde o início do seu governo. Menos de três meses após assumir o segundo mandato, a taxa de reprovação do governo atingiu 62%, em relação às pessoas que consideram a gestão ruim ou péssima. A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores entre os dias 16 e 17 de março, em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A reprovação do governo Dilma é a maior desde setembro de 1992, na época do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Às vésperas da renúncia, Collor viu seu governo ser reprovado por 68% da população.
Ainda segundo o Datafolha, 24% das pessoas entrevistadas consideram o governo Dilma regular e 13% aprovam como ótima ou boa a gestão da petista. Esta é a primeira vez que mais da metade dos brasileiros desaprovam a administração de Dilma Rousseff. Em relação ao antecessor e aliado, Luiz Inácio Lula da Silva, o pior momento da gestão foi em dezembro de 2005, em meio ao processo de cassação do ex-ministro José Dirceu, durante as investigações do Mensalão. Na época, 28% consideravam o governo ótimo ou bom, contra 29% de ruim ou péssimo.
As taxas mais altas foram registradas nas regiões Centro-oeste (75%) e Sudeste (66%). A presidente foi melhor avaliada na região Norte do país, com 21% de aprovação. O destaque foi a redução na aprovação de Dilma na região Nordeste, onde a presidente obteve o maior apoio na reeleição. Apenas 16% dos nordestinos consideram a gestão petista boa ou ótima.
CONGRESSO
A popularidade do Congresso Nacional também foi avaliada pela pesquisa do Datafolha, e não anda nada bem. De acordo com o levantamento, apenas 9% da população consideram a atuação dos deputados e senadores ótima ou boa. Para metade da população, 50%, o trabalho dos congressistas é considerado ruim ou péssimo.

Do JC Online

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.