Blog Rômulo Lima

Estão previstas exposição de produtos e apresentações culturais.
2ª 'Festa do Umbu' acontece no sábado (14), na Zona Rural.
Com o objetivo de preservar os umbuzeiros, árvore típica do semiárido nordestino, será realizado um evento cultural na Zona Rural de Parnamirim, no Sertão pernambucano. A segunda edição da 'Festa do Umbu' acontece no sábado (14), a partir das 8h, na Fazenda Floresta. A festividade é gratuita e tem na programação exposição de produtos derivados da fruta, apresentações artísticas e manifestações culturais.
De acordo com o organizador da festa, Lídio Parente, foram convidados artistas da região que vão se apresentar sem cachê. “É tudo espontâneo. É pela causa da preservação do umbuzeiro. Nossa intenção é sensibilizar a população para a preservação dessa árvore, que é típica, e que está diminuindo”, contou.
Segundo Lídio, a programação do evento deve iniciar com a dança do São Gonçalo, uma manifestação cultural popular. Em seguida será feita uma apresentação de um grupo de xaxado. Ainda estão previstas declamações de poesias, banda de pífanos, apresentações de músicos de estilos diversos que vão do forró a ritmos latinos.
As pessoas que comparecerem ao evento vão poder também conhecer doces, geleias, licores, conservas e outros alimentos derivados de umbu que são produzidos no setor de Agroindústria do campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Esta segunda edição da festa está sendo realizada cerca de três anos após a primeira, o motivo do hiato, segundo Parente, foi a escassez da fruta durante o período.
Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.