Blog Rômulo Lima

Eles viajam na madrugada para conhecer o Soar, na cidade de La Serena.
Equipamento pertence a um consórcio entre Brasil, Chile e EUA.
Dois estudantes de Pernambuco venceram um concurso nacional de astronomia e vão embarcar, na madrugada desta terça-feira (21), para o Chile. Eles vão conhecer um dos maiores telescópios do mundo, o Southern Astrophysical Research Telescope (Soar).
Maria Inês Arruda Gonçalves, 18 anos, e Matheus Valença Correia, 19, se inscreveram, no final do ano passado, no concurso de astronomia para estudantes do Laboratório Nacional de Astrofísica, realizado em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A iniciativa contou com a participação de 561 estudantes de todo país, que enviaram 409 projetos.
A dupla ficou surpresa com a vitória. "São participantes de todo o Brasil, de todos os três anos do ensino médio, mas a gente teve um bom trabalho", conta Matheus. Ele e Inês aprenderam astronomia no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A disciplina ainda é rara nos currículos do ensino médio, mas foi paixão à primeira leitura para Inês. "Ela abrange várias áreas do conhecimento, mas principalmente física. E é uma área de que eu gosto bastante", diz a estudante.
O Soar tem um espelho de 4,2 metros de diâmetro e pertence a um consórcio internacional entre Brasil, Chile e Estados Unidos. Ele está instalado próximo à cidade de La Serena, na montanha Cerro Pachón, a 2.700 metros acima do nível do mar, no Chile.
O telescópio frequenta os sonhos de quem estuda astronomia. "Eles vão ver uma tecnologia que nós não temos aqui ainda, vão ver chips associados à observação de imagens celestes, vão ver computadores só para a observação do céu. Isso vai abrir o campo [de estudo] para eles", pontua o professor Guilherme Pereira.
Pereira estuda o tema há 25 anos e vai viajar junto com os estudantes. Eles vão passar três dias com a cabeça voltada para as estrelas. "Quanto mais conhecimento adquirido, melhor", comenta Inês.
Do G1 PE

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.