Blog Rômulo Lima

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) lançou uma nova campanha de vacinação de gado gratuita contra a febre aftosa no Agreste e Sertão do estado. Criadores devem procurar as prefeituras de suas cidades para vacinar rebanho até o dia 31 de julho. A campanha seria realizada no último mês de maio mas, por causa da seca, ela precisou ser adiada. Naquela época, em meio a um longo período de estiagem, o gado estava debilitado e, portanto, sem condições de receber a vacina contra febre aftosa.
É a primeira vez que a vacinação se dá de forma 100% gratuita em Pernambuco. Antes, apenas os pecuariastas com até 20 animais eram beneficiados. De acordo com a Adagro, 24 mil cabeças de gado precisam ser vacinadas no estado. O pecuarista Sérgio Nunes tem 60 da raça holandês mestiço em um sítio a 7 quilômetros do centro de Caruaru, no Agreste. Ele gostou de saber que seus animais poderão ser imunizados. “Gado vacinado a gente fica mais tranquilo, né? Tudo fica melhor e a gente fica certinho”, afirmou.
Segundo o gerente regional da Adagro, Luiz Carlos Araújo, o procedimento para conseguir a vacina começa com o próprio produtor. “Ele deve procurar os escritórios da Adagro ou as prefeituras dos municípios. Lá, vão adquirir vacinas que serão dadas gratuitamente e, após fazer a vacinação”, devem apresentar a declaração à Adagro”, relatou.
Quem não vacinar o rebanho será multado e não poderá transitar com os animais em território pernambucano, não poderá levá-los para fora do estado e nem participar de eventos agropecuários.
Do G1 PE

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.