Blog Rômulo Lima

Encontros acontecem em Petrolina, Ouricuri e Salgueiro de 1º e 3 de junho.
Público-alvo são os professores do Ensino Fundamental.
Entre os dias 1º e 3 de junho os municípios de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, todos no Sertão pernambucano, recebem capacitações voltadas aos educadores locais. Os encontros são promovidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e têm como objetivo apresentar o programa MPT na Escola, que propõe a discussão nas instituições de ensino sobre o combate ao trabalho infantil.
Segundo um dos profissionais que vai realizar o treinamento, o procurador Ulisses Dias de Carvalho, o foco do MPT na Escola são os alunos do Ensino Fundamental. “É um projeto de âmbito nacional, cujo objetivo é capacitar os professores para que eles abordem na sala de aula a questão do trabalho infantil. Os docentes recebem material audiovisual e impresso, além de receber orientações e tirarem dúvidas”, explicou.
Ainda de acordo com o procurador, apesar de existirem estruturas de apoio e combate ao trabalho infantil, na região do Sertão, de uma forma geral, ainda há focos de exploração de crianças e adolescentes. “As instituições de apoio vêm funcionando, mas ainda existem 'grandes focos de resistência', como, por exemplo, o trabalho rural, por ser distante do centro urbano e de difícil acesso. Outros alvos do MPT são as feiras municipais e os lava jatos, onde temos encontrado muitos casos de trabalho infantil”, explicou Ulisses.
A primeira capacitação, na segunda-feira (1º), está prevista para as 9h na Gerência Regional de Educação (GRE) de Petrolina. No dia seguinte, a terça-feira (2), no mesmo horário, o encontro será na Gerência Regional de Saúde (IX Geres) em Ouricuri. A terceira capacitação, na quarta-feira (3), será no Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).
Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.