Blog Rômulo Lima

Em três dias, 105 educadores foram capacitados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco na metodologia MPT na Escola. Esses profissionais, que representaram ao todo 17 municípios e 60 escolas do Sertão do estado, estão aptos a serem multiplicadores do projeto, que tem com objetivo levar o tema do trabalho infantil para o ambiente escolar, reforçando a rede de proteção da infância e juventude. O ciclo de capacitação foi realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho, nas cidades de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, respectivamente.
De acordo com levantamento feito junto aos capacitados, o universo de alunos a serem contemplados pela metodologia é de 46.980 e de professores, 1.734.
O treinamento do pessoal foi conduzido pelos procuradores do Trabalho Leonardo Osório Mendonça, titular local da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), e Ulisses Dias de Carvalho, vice-coordenador da pasta.
 Programa – O MPT na Escola consiste em um conjunto de ações voltado à promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, de temas relativos ao direito da criança e do adolescente. Objetiva, principalmente, à redução do trabalho infantil e à proteção ao jovem trabalhador, sendo o ambiente escolar um aliado tanto na prevenção quanto na erradicação de casos da prática.
No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é utilizada por instituições, como o MPT, para simbolizar os esforços e dedicação à causa. A ideia é mobilizar e sensibilizar a sociedade dos problemas gerados na vida de crianças e adolescentes que se dedicam ao trabalho, perdendo sua juventude, educação e arriscando suas vidas.
Para marcar a data, o MPT dedica todo o mês de junho à luta. No período, além da veiculação de diversas peças publicitárias sobre o tema, serão realizadas, pelo próprio órgão e em parceria com outras instituições, uma série de atividades.
As ações do ‘junho contra o trabalho infantil’ podem ser conferidas no site do MPT-www.prt6.mpt.mp.br.
Fonte: Site MPT Pernambuco

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.