Blog Rômulo Lima

Com a reinauguração da feira agroecológica de Ouricuri realizada no último sábado, 06, quem mora no município têm mais uma opção de acesso aos produtos da agricultura familiar. Além de adquirir produtos livres de agrotóxicos e produzidos com respeito ao meio ambiente, quem opta por comprar na feira agroecologia ou no empório Kaeteh está contribuindo com o fortalecimento da produção das agricultoras e agricultores locais. - See more at: http://tribunacariri.com.br/ouricuri-conta-com-mais-um-espaco-de-comercializacao-de-produtos-da-agricultura-familiar-agroecologica/#sthash.vOZhhzZa.dpuf
Com a reinauguração da feira agroecológica de Ouricuri realizada no último sábado, 06, quem mora no município têm mais uma opção de acesso aos produtos da agricultura familiar. Além de adquirir produtos livres de agrotóxicos e produzidos com respeito ao meio ambiente, quem opta por comprar na feira agroecologia ou no empório Kaeteh está contribuindo com o fortalecimento da produção das agricultoras e agricultores locais.
As cerca de 11 barracas ofertam produtos de famílias agricultoras de mais de 30 comunidades rurais do município. A feira que acontece todos os sábados, a partir das 6h em frente ao clube Kasarão é também um espaço de troca, onde consumidores e feirantes podem conversar sobre os modos de produção e negociar a produção.
Nas feiras agroecológicas o comércio justo e solidário é praticado naturalmente entre agricultores/as feirantes e consumidores. Neste sentido, o processo de oferta de alimentos envolve diversos aspectos a exemplo, da soberania e segurança alimentar das pessoas, visto que estas têm o poder sobre a escolha daquilo que produzem e consomem e, sobretudo, têm a garantia de que estão adquirindo comida nutritiva e de qualidade.
“Estamos com a perspectiva de uma excelente feira. O pessoal está chegando e começando a conhecer os nossos produtos. A gente tem mel, artesanato, frutas, feijão, é uma grande variedade, mas no próximo sábado nós traremos mais coisas para enriquecer cada vez mais nossa feira”, afirmou a feirante Cleide durante a reinauguração da feira agroecológica.
A consumidora Francisca Nunes destacou a relevância da feira para a valorização da produção local. “Pra mim que sou consumidora dos produtos agroecológicos este espaço é super importante. Aqui a gente encontra uma diversidade grande de produtos da agricultura familiar do nosso município. E eu deixo o recado que vale a pena conhecer este espaço, e por isso as pessoas precisam aproveitar esta oportunidade”, convida.
A feira agroecológica de Ouricuri tem o apoio da Rede agroecológica do Araripe e do Caatinga por meio dos Projetos Novas Rendas Sertanejas patrocinado pela Petrobras e Projeto Venda Certa que tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e BNDES. O espaço conta também com a parceria do Fórum de Mulheres do Araripe, Grupo de Mulheres Jurema, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cooperativa de Crédito do Araripe (Cresol), Centro de Produtores Agroecológicos do Araripe (Copagro) e Associação de Apicultores de Ouricuri (AAPIO).

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.