Blog Rômulo Lima

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. Pensado nisso, a Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante todo o mês de junho a Campanha contra tabagismo.
A ação realizada pela SMS e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) envolveu a população na atividade intitulada Sala de Espera Tabagismo: Por que fumar faz tanto mal a saúde? na qual os profissionais da saúde distribuem materiais informativos e fazem palestras sobre o tema nas salas de espera (recepção) das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS´s) e na policlínica da cidade.
O objetivo da Campanha foi provocar na população a reflexão acerca dos males causados pelo consumo do tabaco, por meio de conteúdos expostos em data show, exibição de vídeo e distribuição de material educativo. De acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo, esta ação visa conscientizar as pessoas para o mal causado pelo uso do fumo. “o Tabagismo enquanto processo de adoecimento é algo que necessita ser considerado, posto que é  a primeira causa evitável de morte e doença em todo mundo”, esclarece.
No último dia 31 foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, e, portanto, além desta Campanha, Ouricuri se destaca porque já aderiu ao programa antitabagismo e dentro de alguns dias ofertará gratuitamente à população, por meio do sistema público de saúde a medicação que auxilia no combate a dependência da nicotina.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.