Blog Rômulo Lima

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) vai se tornar Regional. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o Ministério da Saúde já fez o repasse de R$ 490 mil para regionalização do serviço. O Samu Regional tem como objetivo agilizar o atendimento de urgência e emergência de Petrolina e outros 25 municípios das 7ª, 8ª e 9ª Regionais de Saúde de Pernambuco.
Os municípios da Macrorregião Regional de Petrolina cobertos pelas Geres são Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.
A frota de ambulâncias aumentará, totalizando duas Unidades de Suporte avançado (USA's) e cinco Unidades de Suporte Básico (USB's), em Petrolina; para os demais municípios, que ainda não possuem serviço do Samu, serão enviadas 24 USB's e sete USA"s. "Com a regionalização do Samu teremos uma única Central Regulação aqui em Petrolina onde as chamadas para 192 dentro de toda região serão direcionadas à nossa central e o médico regulador destinará o veiculo apropriado para aquela urgência visando sempre o menor tempo resposta", explica o coordenador do Samu Petrolina, Tiago Acioli.
De acordo com a secretrária Lúcia Giesta, "a regionalização dará assistência móvel de urgência e emergência a municípios que ainda não tem este serviço no Vale do São Francisco, ampliando o acesso das pessoas ao serviços da rede".
Do Blog Carlos Britto

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.