Blog Rômulo Lima


Com o objetivo de assegurar a segurança e organização da 45ª edição da Missa do Vaqueiro, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de julho no município de Serrita, a gestão municipal, a Fundação Padre João Câncio, as Polícias Militar e Civil de Pernambuco e o Conselho Tutelar de Serrita firmaram Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
De acordo com o promotor de Justiça de Serrita Carlos Henrique Tavares Almeida, o TAC busca estabelecer medidas para incrementar a segurança do público que se dirige à cidade para assistir as apresentações musicais, ser realizadas em três polos situados na sede do município, no distrito de Ipueira e no Parque da Missa do Vaqueiro.
Como organizadores da Missa do Vaqueiro, o município de Serrita e a Fundação Padre Câncio se comprometeram a orientar vendedores ambulantes, barraqueiros e donos de carrocinhas de alimentos a respeitarem os pontos previamente determinados para cada comerciante. Da mesma forma, a gestão municipal e a Fundação deverão fiscalizar o uso, por parte de vendedores de bebidas e pelo público em geral, de copos descartáveis, uma vez que a Lei Estadual nº14.133/2010 proíbe a utilização de garrafas ou outros vasilhames de vidro em eventos com público superior a mil pessoas.
Outros compromissos assumidos pelo município de Serrita são ativar os conselheiros tutelares, que deverão trabalhar em regime de plantão ao longo da festividade; garantir a presença de ambulâncias e pessoal qualificado para prestar os primeiros socorros e remover acidentados ao hospital municipal; e equipar o Parque da Missa do Vaqueiro com banheiros públicos, que devem ser periodicamente limpos e desinfetados.
Já a PMPE se comprometeu a auxiliar a Fundação Padre João Câncio no cumprimento dos horários de encerramento dos shows, coibindo a utilização de carros de som após o encerramento das apresentações previstas na programação.
Os acessos ao Parque da Missa do Vaqueiro e ao distrito de Ipueira, ao longo da PE-507, serão fiscalizados pela Polícia. Além de evitar engarrafamentos, os policiais deverão implantar blitze com o uso de etilômetros, para coibir que motoristas dirijam após ingerir bebidas alcoólicas.
Por fim, o Conselho Tutelar vai fiscalizar, por meio de seus integrantes, a venda e fornecimento de bebidas a menores de 18 anos e averiguar possíveis denúncias de crimes contra a infância e juventude. Em caso de descumprimento de qualquer das cláusulas acordadas no TAC, os compromissários estão sujeitos a multas de R$ 30 mil.
Missa do Vaqueiro - A liturgia ocorreu pela primeira vez em 1971, tendo sido idealizada por Luiz Gonzaga e celebrada pelo padre João Câncio. A cerimônia religiosa presta homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, que foi assassinado em uma área de caatinga próxima do Sítio Lages, zona rural de Serrita.
No local onde Jacó foi morto, mais de mil vaqueiros de todo o Nordeste se reúnem sempre no quarto domingo de julho para celebrar a religiosidade e as tradições culturais sertanejas. Nos dias que antecedem a cerimônia religiosa, a cidade de Serrita recebe apresentações culturais e musicais.
Do MPPE

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.