Blog Rômulo Lima

Dois filhotes de onça pintada foram encontrados esta semana por moradores nas imediações do Sítio Gameleira, zona rural de Ipubi. O IBMA de Salgueiro foi acionado para recolher os filhotes para análise e tentar identificar se são órfãos ou se a mãe ainda vive pela localidade.
Os animais seguiram para Salgueiro para análise no IBAMA e, em seguida, para soltura em local apropriado. A surpresa confirma a presença dos animais nas redondezas do nosso município, comprovando o relato dos mais idosos que afirmavam a presença constante destes animais nas redondezas.
A princípio, acredita-se que os animais sejam da espécie Onça-Parda. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça, podendo oferecer sérios riscos aos seres humanos.
“Apesar dos efeitos da seca e degradação ambiental, isso significa que a nossa fauna continua sendo preservada” – defendeu o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Daniel Torres.
A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em grande parte de sua distribuição na América do Norte e em algumas localidades das Américas Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.