Blog Rômulo Lima

A capital de Pernambuco está entre as 100 cidades que mais tem prédios.
Você já reparou que o horizonte das cidades do Brasil já está mudando há um tempo? Casas e mata nativa cada vez mais dão lugar a edifícios. Recife, a capital de Pernambuco, está entre as 100 cidades que mais tem prédios no mundo. Mas esse boom imobiliário traz problemas, como a falta de áreas verdes, o que reduz a humidade do ar e causa o aumento da temperatura.
Na falta de espaço para áreas verdes, a solução encontrada pelos moradores foi passar as plantas para o alto dos prédios. Renato Cunha vai até a cidade mostrar um desses edifícios, onde os proprietários decidiram criar um telhado verde por conta própria. Além de preservar o meio ambiente, o telhado refresca o andar de baixo, o que economiza os gastos com energia elétrica.
O processo é mais simples do que parece. Pode-se usar vasos ou construir um piso verde. Para isso, o principal é fazer uma boa impermeabilização e ter um bom sistema de drenagem da chuva. Depois, é importante fazer um solo de qualidade para a planta. Além disso, as plantas escolhidas devem aguentar a exposição ao sol e ao vento.
Agora, em Recife, fazer áreas verde no topo de prédios não é só opção. A prefeitura sancionou uma lei que exige a instalação de telhados verdes em edifícios com mais de quatro pavimentos. Prédios não habitacionais com mais de 400 metros quadrados de área também deverão ter uma camada de vegetação na cobertura.
— As áreas verdes não só servem para amenizar o clima e para armazenar carbono. Elas criam toda uma relação de saúde e de saudabilidade do cidadão com a cidade. Acaba criando um sentimento na cidade de que ela é verde e de que ela pode, no futuro, se tornar uma cidade parque — explica Maria Aparecida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Recife.
A iniciativa é importante também para combater as ilhas de calor, espaços com maior concentração de concreto. Com o calor do asfalto e as paredes dos prédios, a temperatura pode chegar até 7° a mais do que no resto da cidade.
Do Como Será?
Rede Globo

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.