Blog Rômulo Lima

Em Bodocó, Sertão do Araripe, são muitas as pessoas e lideranças perdidas ainda sem um rumo a tomar quanto a que grupo se aliar. Os grupos existentes não são satisfatórios para alguns, e por isso, nos últimos dias o suplente de vereador com 546 votos, Paulinho Bodocó, insatisfeito, desabafou na sua página no facebook: “A  partir de hoje sou candidato a vereador sem prefeito, sem palanque e sem covardia!!!!! “.
Talvez se a reforma tivesse sido feita com respeito ao voto do eleitor esse sonho de Paulinho estivesse mais próximo a se realizar, mas infelizmente, um vereador para se eleger sozinho sem palanque é quase que impossível. As regras para se candidatar a vereador é muito clara, é preciso está filiado a um partido e o partido indicar a candidatura. É necessário ter um palanque. Em nosso país não existe a figura do candidato avulso, ou seja, todo candidato deve ser escolhido pelo partido.
As convenções partidárias para esse fim serão no período de 10 a 30 de junho. Por este motivo, Paulinho ou qualquer outro com a intenção de candidatar-se terá que se aliar a um grupo existente ou formalizar outro grupo que lhe dê esse amparo. A quantidade de votos necessários para um vereador solitário é praticamente impossível conquistar. Portanto, em Bodocó não é oportunismo dizer que, ou o pré-candidato se alia ao grupo de Brivado Alves (quizila) ou ao grupo de Danilo (Modeba) ou funda uma terceira via para pleitear o sonho.
Qualquer político ou pessoa politizada que se preze e que não queira fazer do seu grupo um curral gostaria de ter “um Paulinho” para agregar. Porém, a situação da política no sertão ainda é muito doméstica enraizada com valores ditatoriais e vinculada quase sempre a dois grupos,.A ou B.  No caso de Paulinho que é um representante jovem e cheio de energia com personalidade própria ,o índice de dificuldade aumenta.
Paulinho é sobrinho de Lêdo, ex-prefeito de Bodocó e líder principal do grupo Modeba, mas isso não impediu a decepção de Paulinho que sente-se traído, como tantos outros que votaram em Danilo Rodrigues.
Por Lusimar Lima
Do Sertão Nordeste

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.