Blog Rômulo Lima

'Parteiras – Um Mundo pelas Mãos' está em cartaz em Trindade e Araripina.
Fotografias foram feitas por Eduardo Queiroga.
O fotógrafo e jornalista Eduardo Queiroga registrou durante projetos culturais imagens de uma das funções mais tradicionais da humanidade, a de parteira. As fotografias foram feitas em seis comunidades pernambucanas, incluindo territórios indígenas, e mostram um pouco do cotidiano dessas mulheres. Foram selecionadas 200 fotos para compor a exposição Parteiras – Um Mundo pelas Mãos que está aberta à visitação em Trindade e Araripina, municípios do Sertão de Pernambuco.
Os moradores de Trindade podem conferir a exposição na Praça da Igreja Matriz, no Centro, até o dia 23 de outubro, das 8h às 18h. No local, as imagens foram impressas em tecido no tamanho de 100 x 150 cm e estão dispostas em um varal. Já em Araripina, os registros estão disponíveis em papel fotográfico até o dia 6 de novembro, na Biblioteca da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), localizada na Avenida Florentino Alves Batista. A visitação nesta cidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 18 às 22h.

A mostra, que é itinerante, já passou pelo território indígena Pankararu e pelas cidades de Palmares e Caruaru. Além da exposição, o projeto doará uma cópia do acervo para cada município visitado, que é composto pelas imagens em papel fotográfico com suporte em PVC. As fotos foram feitas durante os inventários dos projetos 'Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco' e 'Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco' nos quais foram acompanhadas a rotina de 225 parteiras do estado, de 2008 a 2011. A exposição conta também com registros atuais.
Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.