Blog Rômulo Lima

Campanhas estão sendo promovidas nas redes sociais pedindo paz e medidas de segurança.
 Em maio, empresária de 34 anos foi levada de casa e seu corpo encontrado em estrada da área rural
O pequeno município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, com 67,8 mil habitantes, está se mobilizando contra a violência na região. Uma caminhada pela paz já está marcada para o dia 27 e há campanhas em andamento nas redes sociais, inclusive com coleta de assinaturas, como informa o JC Online.
Esta semana, o prefeito da cidade, Cezar de Preto (PSB), se reuniu com o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, que se comprometeu a reforçar tanto o serviço de inteligência da Polícia Civil, para identificar criminosos, quanto o policiamento ostensivo e de prevenção feito pela Polícia Militar.
Conforme os dados da SDS, o Sertão do Araripe (que congrega dez municípios) teve um aumento de 16,7% no número de homicídios, entre janeiro e setembro, em comparação ao mesmo período de 2014, passando de 66 para 77. Já em Ouricuri, houve uma queda, de 20 para 16 assassinatos (- 20%) no período. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) subiram de 55 para 68 em Ouricuri (24%) e de caíram de 321 para 315 na região (-1,8%) .
Mas os moradores afirmam se sentir cada dia mais inseguros. Na última semana, foi criada uma petição ao Governo do Estado para que intensifique as ações de combate à violência e instale câmeras de monitoramento na cidade. Até esta quinta-feira (22), ela havia recolhido 292 assinaturas. A iniciativa partiu da tabeliã Danielle Lócio, 42, que é natural do município, mas mora no estado de Minas Gerais.
“Continuo ligada a Ouricuri, estou sempre indo lá, inclusive para votar. Meus pais moram no município e todos os dias espero más notícias, pois a situação está incontrolável”, desabafa. “Não faz sentido uma cidade tão pequena com um nível de violência tão alto, não aceitamos isso, o governo precisa agir. Nossa cidade sempre foi pacata e hoje vemos casos como o de uma idosa de 74 anos morta a facada por um homem que roubou cigarros”.
Moradores também levaram a campanha ao youtube (https://www.youtube.com/watch?v=d_EsFvNdhqs), onde convidam a sociedade a pedir paz para Ouricuri. O vídeo conta, inclusive, com o depoimento da atriz Cissa Guimarães. E a Caminhada pela Paz está sendo organizada pelas paróquias de São Sebastião e Nossa Senhora do Carmo.
No último dia 14, a deputada Socorro Pimentel (PSL) levou o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e disse ter apresentado ao secretário de Defesa, em janeiro, solicitação para implantação da Delegacia da Mulher, reforma da Delegacia e da Cadeia Pública e aumento do efetivo policial.
Em seu encontro, o prefeito pediu a instalação de um posto fixo da Policia Militar no centro e outro no distrito de Barra de São Pedro, além de um sistema de monitoramento de câmaras 24h.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.