Blog Rômulo Lima

Capacitação é gratuita e acontece de 1º a 3 de dezembro.
Maior parte das atividades será no campus local do IF Sertão-PE.
Estão abertas as inscrições para o curso de Criação de Abelhas Nativas, que será realizado no campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A capacitação é gratuita e destinada a estudantes da instituição, criadores da região e técnicos da área. As aulas acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro e são complementadas por uma visita técnica, no dia seguinte, a uma propriedade rural em Moreilândia, também no Sertão do estado.
Os interessados em uma das 25 vagas do curso podem procurar pessoalmente o professor Társio Alves no Campus Ouricuri ou entrar em contato pelo e-mail: tarsio.thiago@ifsertao-pe.edu.br. As aulas serão no Instituto, das 7h30 às 17h, nos dois primeiros dias, e a visita técnica, na quinta-feria (3), está marcada para às 13h.
De acordo com o professor, as abelhas nativas estão ameaçadas de extinção e um dos temas que serão abordados é a importância da preservação ambiental. “Esses insetos estão desaparecendo por causa da ação do homem. Além da degradação do habitat, o homem tem destruído também as flores de que elas tiram o alimento. O curso é uma tentativa de resgatar a criação racional para preservar a espécie”, contou. Társio complementa que a cultura pode gerar renda, pois o mel delas tem alto valor comercial.
Também serão abordadas durante as aulas o cenário da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) no Brasil, a fisiologia das abelhas, as principais espécies no país e no Sertão do Araripe e o manejo do meliponário. O curso será ministrado pelo presidente da Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (Apime), Alexandre Moura, e por um meliponicultor da associação, Francisco das Chagas.
Serviço:
O Campus Ouricuri do IF Sertão-PE fica localizado na Estrada do Tamboril, s/n, na Zona Rural
Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.