Blog Rômulo Lima

Cícero Belmar e Bruno Liberal lançarão suas obras neste sábado (14).
Autores participarão ainda de uma conversa em uma escola de Bodocó.
A literatura pernambucana é uma das mais ricas do país, sobretudo no Sertão do estado. Os moradores da região, além de apreciar as obras, terão a oportunidade de conversar com dois autores premiados neste sábado (14). Os escritores Cícero Belmar e Bruno Liberal lançarão suas obras no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep) em Ouricuri. O evento começa a partir das 20h e é gratuito e aberto a todos os interessados.
Uma das obras escolhidas para o lançamento é Umbilina e Sua Grande Rival, do jornalista e escritor Cícero Belmar, natural de Bodocó, no Sertão de Pernambucano. Este é o primeiro romance do autor, escrito em 2000, e foi vencedor do Prêmio Literário Lucilo Varejão, da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife. Em Ouricuri, será lançada a segunda edição da obra, que tem prefácio do também escritor, Raimundo Carrero, natural de Salgueiro, e xilogravuras do artista pernambuco J. Borges, baseadas em nove passagens do livro.
“É um livro armorial. Um romance que se passa no Sertão do Araripe e conta a história de uma sertaneja que está doente e se recusa a morrer enquanto não transformar o filho dela em um herói da literatura de cordel. Então ele mostra esse embate entre Umbilina e a morte. É uma grande homenagem à cultura popular e ao cordel”, contou Belmar.
A obra de Cícero tem inspirações no realismo fantástico, estilo literário que retrata acontecimentos irreais ou extraordinários como algo comum. “Umbilina já havia perdido nove filhos e ao descobrir que ela é que poderia morrer, decide transformando o filho em palavras, porque ela acreditava que assim ele ficaria imortalizado, venceria a morte. Digo sempre que o sertanejo vive o realismo fantástico na prática através da religiosidade popular”, disse o autor.
O outro livro que será lançado na oportunidade será O Contrário de B., do economista e escritor de Petrolina, Bruno Liberal. A publicação reúne contos focados no aspecto psicológico dos relacionamentos humanos. O autor venceu o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura em 2013 com o livro Olho Morto Amarelo.
Os escritores participarão ainda do evento 'Um Escritor na Minha Escola' na sexta-feira (13) em Bodocó. Os autores conversarão sobre seus trabalhos com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Artur Barros Cavalcante, a partir das 15h30. O encontro é aberto a todos os interessados. A EREM fica na Rua Agamenon Magalhães, nº 83.
Serviço:


Lançamento dos livros Umbilina e Sua Grande Rival e O Contrário de B.
Data: 14 de novembro
Horário: 20h
Local: Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep)
Endereço: Rua Oscar Lins, nº 244, Centro de Ouricuri
Entrada gratuita

Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.