Blog Rômulo Lima

O encerramento do projeto Zé do Livro, do Sesc Ler em Bodocó, acontece dia 27 de novembro com uma noite de autógrafos, na qual serão lançados os livros com os textos escritos pelos alunos. “O projeto tem como objetivo envolver os educandos com o livro, tendo os professores e a família como mediadores na tarefa de incentivar, estimular e desenvolver o gosto e o hábito de ler”, explicou Valneide Fernandes, orientadora pedagógica da unidade.
Idealizado em 2007, o Zé do Livro tem a missão de incentivar, desenvolver e despertar nos alunos o prazer de ler. Sendo utilizado em todas as modalidades de ensino da unidade: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A família, como parceira, também participa e lê junto com os seus filhos, principalmente com os alunos que ainda não dominam a leitura. O projeto, que acontece todos os anos, é esperado com ansiedade pelos alunos. Élida Pereira, de 9 anos, é aluna do Ensino Fundamental, no Sesc Ler Bodocó, a mãe, Maria Pereira, conta que a filha fica bastante empolgada. “Eu a observo mais interessada. O projeto veio para enriquecer os alunos, ela passou a pegar mais livros da escola para ler, eu já comprei livros”, contou a mãe, que passou também a ler mais junto com a filha.
Como funciona o projeto l Zé do Livro é um bonequinho de pano que encanta crianças e adultos. Os alunos levam o Zé para casa e passam um dia inteiro lendo na companhia do simpático mascote. Cada sala de aula recebe um kit contendo: um boneco, uma bolsa e um diário de bordo. A professora sorteia um aluno para levar um livro para casa, junto com o boneco e todo o seu kit. No dia seguinte, o aluno volta para sala de aula, que já está preparada pelo professor, com o tema da história do livro. O aluno prepara sua própria dramatização sobre o que foi lido e apresenta para toda a turma. Hora de ler o que foi escrito no diário de bordo, contando sobre como foi passar o dia com o Zé. Em seguida, é contada a história que o aluno criou e os personagens que foram desenhados para ilustrar esse novo conto.
Fonte: Sesc PE
Foto: Ruy Barros

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.