Blog Rômulo Lima

Após dois meses de seca, voltou a brotar água da nascente principal do rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O ICMBio é uma uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Segundo a nota do órgão, a intensidade das chuvas registradas nas últimas semanas contribuiu para a recuperação do volume de água e normalizou a situação, após longo período de estiagem, considerado um dos maiores da região nos últimos 30 anos.

A descoberta ocorreu após nascentes menores da região, também chamadas de olhos d'água, voltarem a jorrar. "Pedi para uma equipe avaliar a situação da nascente histórica e confirmamos que a água tomou conta de tudo, praticamente normalizando a situação", disse Vicente Faria, chefe substituto da unidade de conservação.

A seca da nascente principal não chegou a interferir no curso do rio, que tem 2.700 quilômetros de extensão e cuja bacia hidrográfica abrange seis Estados e o Distrito Federal. A gravidade maior era a estiagem, que chegou a provocar incêndios na região, afetando a biodiversidade do Parque.

No entanto, de acordo com Faria, as fortes chuvas também estão recompondo a natureza. "A vegetação está renascendo e rebrotando."

Fonte: Gazeta do Povo

Postar um comentário

  1. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1555469-apos-2-meses-agua-volta-a-jorrar-na-nascente-do-rio-sao-francisco-em-mg.shtml
    JÉSSICA STUQUE
    COLABORAÇÃO PARa A FOLHA
    29/11/2014 19h57

    ResponderExcluir
  2. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1555469-apos-2-meses-agua-volta-a-jorrar-na-nascente-do-rio-sao-francisco-em-mg.shtml
    JÉSSICA STUQUE
    COLABORAÇÃO PARa A FOLHA
    29/11/2014 19h57

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.