O local de bastante representatividade para a cultura popular juazeirense já não mais existe. Aonde Lunga “passava o dia todo sentado, observando o trânsito e assistindo sua pequena TV, uma semp toshiba de 10 polegadas”, conforme detalhou a comerciante Cicera Lucena Arraes, dará lugar a um estacionamento para carros e motocicletas. A demolição do prédio foi questionada e bastante lamentada nas redes sociais.

Ele lembra, também, da casa do ex-prefeito e médico Mozart Cardoso de Alencar, que fora destruída para a mesma finalidade. Mozart foi vereador por dois mandatos, prefeito de Juazeiro em 1973 e médico particular de Padre Cícero, acompanhando o sacerdote nos seus últimos dias de vida.
Lunga, o eterno poeta do Cariri
A postagem das fotos nas redes sociais já conta com centenas de curtidas e vários comentários, a maioria, de reprovação. Joanilton Rodrigues diz que a construção do estacionamento “É a história dando lugar aos carros e ao lucro”. Já a universitária Michele Santos questiona, “Por que não fizeram um museu?”.
Apesar das críticas, a demolição não configura-se crime. A Superintendência do Iphan no Ceará foi criada em 2009 com a missão de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural no Estado para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do país. No entanto, o prédio em questão não possuía qualquer tombamento pelo órgão, o que possibilita, por exemplo, sua demolição.
Fonte: Diário do Nordeste
Postar um comentário