Blog Rômulo Lima

Evento comemorou os 103 anos de Luiz Gonzaga. 
Festa “Viva Gonzagão” aconteceu entre os dias 11 e 13 de dezembro.

Foto: Exu Noticias
O Parque Aza Branca em Exu, no Sertão pernambucano, reuniu sanfoneiros e admiradores do 'Rei do Baião', o cantor e compositor Luiz Gonzaga. O músico, que representa o tradicional forró pé-de-serra e é um dos maiores ícones da cultura nordestina, faria 103 anos. A festa “Viva Gonzagão” aconteceu entre os dias 11 e 13 de dezembro e celebrou a memória do músico. 

A tradicional festa contou com a presença de mais de 20 forrozeiros no palco montado próximo ao pé de juazeiro, planta que faz referência a uma das mais famosas canções de Gonzaga. Outro local que despertou a nostalgia dos fãs foi uma reprodução de uma sala de reboco, que também foi eternizado na voz do 'rei'. “Essa é a nossa cultura. Temos que valorizar. Muito bom”, contou o representante comercial, Marcílio Alves, que visitou a sala de reboco do Parque Aza Branca. 

O 'Viva Gonzagão' começou em 1982 e foi organizado pelo próprio Luiz Gonzaga que reuniu amigos músicos para sua festa de aniversário. A tradição segue firme em Exu e a cada ano conta com grandes nomes como Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz, Flávio Leandro, Chambinho do Acordeon, que viveu o 'rei do baião' nos cinemas, e Targino Gondim. “Quando eu estou aqui em Exu, sinto Luiz Gonzaga perto. A música de Luiz, os seguidores, os fãs, os turistas, aqui a gente se sente à vontade, se sente bem”, declarou Targino. 

No domingo (13), o dia do aniversário de Gonzaga, a programação começou logo pela manhã, com uma missa em homenagem ao músico. Também integraram as comemorações do dia, a apresentação dos alunos do Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra. No período da tarde começou uma “maratona” com os shows de mais de 15 atrações que atravessaram a noite e encerraram na manhã do dia seguinte. 

Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.