Blog Rômulo Lima

Festividade religiosa acontece sempre no mês de janeiro.
Evento será nos dias 9 e 10, com programação no Santuário da Venerada.
Nos dias 9 e 10, os fiéis do município de Santa Cruz, no Sertão pernambucano, preparam-se para uma das tradicionais romarias da região, o 'Natal das Comunidades'. Esta é a 22ª edição da festividade religiosa que acontece sempre no mês de janeiro na cidade. Devem participar do evento, católicos das Zona Urbana, comunidades rurais e municípios vizinhos, como Trindade e Salgueiro.

A abertura do encontro está prevista para as 6h do sábado (9) com o Ofício da Imaculada e a santa missa no Santuário da Venerada Santa Cruz. Parte da programação da manhã será no Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NEPS), onde acontecerão atividades para valorização da caprinocultura e uma missa dos agricultores.

Às 12h, no Santuário, acontece a queima de fogos anunciando a romaria. No período da tarde, a partir das 15h, será realizado o Terço da Divina Misericórdia, seguido pela acolhida dos romeiros de cidades vizinhas. A procissão sairá, às 17h, do Pátio da Casa do Romeiro. Ainda no sábado, no período da noite, estão previstas uma peregrinação e indulgência, recitação do Rosário de Maria, missa em frente à Praça dos Romeiros com o recebimento de frutos e alimentos não perecíveis para serem doados a famílias em situação de risco.

A partir das 21h está programada a procissão de penitência com o tema “As 7 dores e as 7 alegrias de São José”. Os penitentes subirão com a imagem de São José ao Cruzeiro da Serra de Frei Damião. No local os fiéis farão orações e pedidos de chuva. Por fim, às 23h, o público poderá participar do “Corujão” com apresentações culturais na Praça do Santuário.

No segundo dia do Natal das Comunidades, o domingo (10), a programação inicia às 6 h com a louvação à Virgem Maria, seguido pelo café da manhã no Pátio da Casa dos Romeiros. Às 8h será aberta uma exposição de produtos no pátio do NEPS. No Núcleo, após a missa solene, às 9h, será promovida ainda a doação de sementes e mudas aos presentes. Às 12h acontece a bênção das comunidades participantes e a despedida dos romeiros.

Do G1 Petrolina

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.