Blog Rômulo Lima

O enterro será na tarde desta quinta; Prefeitura decretou luto por 3 dias.
 Amaral é autor da lei que permite uso do FGTS na compra da casa própria.
O ex-prefeito de Campinas Francisco Amaral durante entrevista para a EPTV (Foto: Reprodução EPTV)
Morreu na madrugada desta quinta-feira (28) o ex-prefeito de Campinas (SP) e ex-deputado federal Francisco Amaral, de 92 anos, mais conhecido como Chico Amaral. Ele estava internado no Hospital Irmãos Penteado desde a semana passada por causa de problemas respiratórios. Ele morreu em decorrência a falência múltipla de órgãos. O enterro está marcado para o Cemitério Flamboyant, às 16h30. O prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou luto por três dias. Chico Amaral foi prefeito da cidade em dois mandatos, entre 1977 e 1982 e de 1997 a 2000. Ele também foi deputado federal e participou da elaboração da Constituinte de 1988.

Chico Amaral foi filiado ao PMDB e ao PPB. No segundo mandato como prefeito, surgiu o Parque Oziel, uma das maiores ocupações da América Latina.

No parlamento, Amaral foi autor da lei que permite aos brasileiros a compra do imóvel com o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Amaral foi deputado federal por seis legislaturas.

Velório 
O velório do ex-prefeito será realizado no Cemitério Parque Flamboyant. A Câmara Municipal e a Prefeitura ofereceram o local para as despedidas, inforrmou o Legislativo, mas os familiares preferiram o Parque Flamboyant. O corpo do ex-prefeito chegou ao local por volta das 10h40.

Legado 
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, reassaltou a importância de Amaral como legislador."Chico Amaral deixou um legado importante não apenas como prefeito de Campinas por duas vezes, mas também como parlamentar. Quando exerci os mandatos de deputado estadual e federal, pude constatar a importância dele como legislador e a sua dimensão para além das fronteiras de Campinas", disse o prefeito.

“É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-prefeito de Campinas Francisco Amaral, uma pessoa muito querida pelos campineiros. Foi um parlamentar dedicado e um prefeito que deixou o seu legado. Meus sinceros sentimentos à família”, disse em nota oficial o deputado federal Carlos Sampaio e líder do PSDB na Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafa Zimbaldi (PP), se manifestou em sua rede social sobre a morte do ex-prefeito. ” Meus sentimentos à família e amigos de Chico Amaral. Mais que um ex-prefeito e ex-deputado, Campinas perdeu hoje um homem único, que conquistou muito para a cidade e para a população não só daqui, mas de todo o país”.
Velório do ex-prefeito Francisco Amaral, no Cemitério Flamboyant, em Campinas (Foto: André Natale/EPTV)
Do G1 Campinas e Região

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.