Blog Rômulo Lima

A procissão tradicional dos festejos de São José no município de Bodocó, onde todos os anos a comunidade religiosa acompanha o mastro da Bandeira pelas as principais ruas da cidade até a igreja da Matriz para o seu hasteamento, veio acrescida de um grande movimento pela paz. 
Vestidos de Branco centenas de pessoas acompanharam a principal liderança bodocoense, o ex- prefeito Brivaldo Alves e, tomaram a iniciativa de chamar a atenção das autoridades do Estado para o aumento significativo nos índices de violência registrados em Bodocó nos últimos anos. 

 De acordo com dados do INFOPOL da Polícia Civil do Estado houve um crescimento preocupante nos casos de violência contra a mulher, alcançando a média de 60 casos de violência doméstica por ano. Destaca-se ainda um aumento de 75% nos crimes sexuais, 25% nos crimes de furto e 159% nos crimes de roubo, conforme dados comparativos entre os anos de 2014 e 2015. Vale salientar que mais de 70% das ocorrências registradas têm origem na zona rural, o que evidencia a ausência do Estado nessas regiões. 

Diante de dados tão preocupantes é que a comunidade de Bodocó, em um dia simbólico de sua cultura, resolveu mobilizar-se para sensibilizar as pessoas para um problema que diz respeito a todos, buscando, a partir dai, soluções efetivas que promovam a paz social. 

“Precisamos nos unir e agir pelo o bem das nossas famílias, a omissão e o descaso abrem espaço para a impunidade e essa gera mais violência numa relação exponencial.” Afirmou o organizador do movimento pela paz, o ex- prefeito Brivaldo Pereira Alves. 

Na concentração do movimento pela paz, foi realizado um abaixo- assinado em nome da comunidade bodocoense, que será entregue ao Secretário Estadual de Defesa Social para a implantação de políticas de segurança pública mais efetivas no município. 

Veja as imagens

Por Lusimar Lima

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.