Blog Rômulo Lima

O candidato do PSDB a prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, lidera com folga pesquisa de intenção de voto do Instituto Opinião sobre a sucessão municipal. Se as eleições fossem hoje, o tucano teria 46% dos votos contra 13,1% do prefeito Cézar de Preto, que disputa a reeleição pelo PSB. Os números do socialista o deixam numa condição de empate técnico com Lenarte Alencar Coelho, o Botinha, do PR, que em 11,4%, e Dr. Anderson, do PTN, com 11,1%. Assis Júnior, do PHS, se situa na casa dos 3,4%, Juarez Saraiva, do PTB, 1,4%, Marcello Cavalcanti, do PMDB, tem 0,9% e Zé Miguel, do PSol, 0,3%.
Brancos e nulos são apenas 2% e indecisos somaram somam 10,4%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado precisa lembrar o nome do candidato da sua preferência sem ter acesso aos nomes no disco da pesquisa, Ramos também aparece na frente, com 42,6% das citações. Cézar de Preto vem com 12,6%; Botinha tem 8,6%; Dr. Anderson, 6,9%; Assis Júnior, 2%; Marcello Cavalcanti, 0,9%; Juarez Saraiva, 0,6%; e Zé Miguel, 0,3%. Brancos e nulos são apena 1,7% e indecisos representam 23,8%.

No quesito rejeição, o prefeito é o que aparece com maior índice. Dos entrevistados, 35,1% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, Ricardo Ramos aparece em segundo com 12% e Botinha tem 10%. Zé Miguel vem em seguida com, com 6,9%, Juarez tem 3,7%, Marcelo 2,6%, Dr. Anderson 1,7% e Assis Júnior 0,9%. Entre os entrevistados, 1,1% disseram que rejeitam todos e 26% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos.

Com 350 questionários aplicados, a pesquisa foi a campo nos dias 9, 10 e 11 de setembro. As entrevistas foram realizadas nas localidades do Aeroporto, Agrovila, Areia Fina, Alto Paraíso, Barra de São Pedro, Barragem dos Algodões, Batalhão, Beberibe, Boa Esperança, Bodes, Cacimbinha, Camaleão, Canacuí, Capela São Brás, Caraíba de Baixo, Cedro, Centro, Cohab, Encruzilhada, Extrema, Favela, IPSEP, Jacaré, Jatobá, Julião, Lagoa Comprida, Lopes, Malhada Grande, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo, Pau D'arco, Pau Ferro, Pradicó, Riacho Novo, Santa Maria, Santa Rita, Santana I e II, Santo Antônio, São João, Tamboril, Tatu, Umburana I e II e Vila Madalena.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 06331/2016.

Estratificando a pesquisa, Ricardo Ramos tem seus melhores percentuais de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (52,8%), entre os eleitores com grau de instrução entre a 6ª e a 9ª séries (54,9%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (50%). Por sexo, 46,4% dos seus eleitores são mulheres e 45,6% são homens.

Já o prefeito pontua melhor entre os eleitores com grau de instrução superior (36,8%), entre os eleitores com renda familiar até três salários (21,3%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (19,7%). Por sexo, 14,4% dos seus eleitores são mulheres e 11,8% são homens.

Rejeição da gestão 
O Instituto Opinião levantou ainda a avaliação das gestões do prefeito, do governador e do presidente da República. Para 67,1% dos entrevistados, César de Preto faz uma administração desaprovada e 20,9% aprovam, enquanto 12% não souberam responder ou se recusaram a responder. Em relação ao Governo Paulo Câmara, 38% desaprovam e 29,7% aprovam, enquanto Temer tem 70% de desaprovação e 9,7% de aprovação.

Fonte: Blog do Magno Matins

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.