Blog Rômulo Lima

A Secretaria Municipal de Saúde de Bodocó realizará na próxima segunda-feira (23), a Campanha de Rastreamento da Hepatite C.

A ação acontece na Praça José Gomes de Sá, às 8 horas da manhã, e é uma parceria entre a Vigilância em Saúde - Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Serão disponibilizados 300 testes rápidos para pessoas com idade a partir de 15 anos. As pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhadas para acompanhamento médico.
Hepatite C - A doença é causada pelo vírus VHC, que leva à inflamação do fígado, e é transmitida principalmente por sangue contaminado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hepatite C é um dos maiores fatores de risco para cirrose e câncer de fígado. Recomenda-se às mulheres grávidas a realização do exame pré-natal, pois o vírus pode ser transmitido ao bebê.

Sintomas - A hepatite C é uma doença silenciosa e raramente sintomática, o que faz com que algumas pessoas sejam diagnosticadas somente durante a fase aguda. Fadiga, náuseas, vômitos, diminuição do apetite, tontura, icterícia, febre, dores nas articulações, fezes claras e urina escura estão entre os sintomas.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Bodocó

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.