Blog Rômulo Lima

Cerca de 60 famílias de uma comunidade de Pernambuco precisou deixar suas casas.
Comunidades foram alertadas do perigo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sertânia)
Inaugurado no mês passado, uma barragem do Rio São Francisco apresntou vazamento na manhã desta sexta-feira (3). O reservatório Barreiro está localizado em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. O vazamento ocorreu entre as estações de bombeamento 5 e 6 do Eixo Leste do Projeto de Integração Velho Chico. Em nota, o Ministério da Integração confirmou o acidente e informou qeu "Técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão em campo tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água".

As comunidades do entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto São Francisco e 60 famílias de 10 comunidades foram deslocados para áreas seguras. Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do Projeto São Francisco, todos na comunidade Rio da Barra, foram disponíbilizados para abrigar temporariamente as famílias. 

Detalhes 
As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. Sua capacidade é de 2.612.000 m³.

Da Redação Correio 24horas

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.