Blog Rômulo Lima

O Centro de Atividades Econômicas - CAE - foi palco para construção e discussão de diretrizes e propostas para os serviços de saúde do município de Bodocó, através da realização da VI Conferência Municipal de Saúde, nesta terça-feira (27).

Presentes ao evento, o vice-prefeito Edmilson Alencar, as secretárias Patrícia Novais (Saúde), Héldna Alves (Administração), Maria Luíza (Assistência Social), Lusimar Lima (Agricultura), Sandra Alencar (secretária executiva de Educação), o secretário de Governo, Brivaldo Alves, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças, a representante da IX Gerência Regional de Saúde, Joice Luna, representantes de entidades, associações e a sociedade em geral.
O vice-prefeito Edmilson Alencar, que representou o prefeito Túlio Alves no evento, destacou: “a conferência tem o objetivo de conversar e dialogar com as pessoas; é através desse diálogo que podemos traçar o melhor caminho para a saúde do nosso município”.

Com o tema Três Esferas de Governo: Responsabilidade Frente ao SUS – a conferência teve entre seus principais objetivos: assegurar a assistência em saúde; definir diretrizes e prioridades para a política de saúde; avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelecer propostas para elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.
“Precisamos refletir de onde viemos, onde estamos e para onde queremos seguir. Precisamos analisar quais são as responsabilidades a nível federal, estadual e municipal. Este é um momento de extrema importância para avaliarmos os serviços de saúde do nosso município, planejarmos o PPA, e construirmos juntos a saúde de Bodocó,” disse a secretária de Saúde, Patrícia Novais. Na programação, palestra; Leitura e votação do Regimento Interno de Saúde; Discussão dos Eixos (Média e Alta Complexidade; Atenção Básica; Vigilância em Saúde; Gestão, Planejamento e Financiamento); Composição de Grupos de Trabalho para unificação das propostas do eixo temático; Apresentação das proposições e votação em plenária. 

Entre as propostas apresentadas pelos participantes/delegados e aprovadas pela plenária, destacam-se: implantação da Farmácia Viva nas escolas municipais; aquisição de Unidade Móvel Odontológica; reforço da redução da mortalidade materno-infantil; realização de concurso público de agentes de endemias; pleitear através de emendas a construção de sede própria do Centro de Saúde e aquisição de laboratório de análises clínicas municipal.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Bodocó

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.