Blog Rômulo Lima

A Prefeitura de Bodocó, por meio da Secretaria de Finanças, iniciou neste sábado (19), no Colégio Municipal Antonia Lócio da Cruz, o ciclo de audiências púbicas para a construção do Plano Plurianual (PPA – 2018/2021) do município.
Com o slogan “Juntos, construindo uma Bodocó mais forte”, o evento reuniu centenas de pessoas e contou com a participação do prefeito Túlio Alves, do vice-prefeito Edmilson Alencar, do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Mikael Félix, dos secretários Brivaldo Alves (Governo), Eliane Teles (Finanças), do coordenador de Controle Interno da prefeitura, Cícero Nertan e do presidente da Associação dos Moradores dos Sítios Estaca e Pau-d’arco, Marcos da Silva.

O PPA é um instrumento que define através da participação da comunidade, os investimentos, estratégias, ações e metas que serão desenvolvidos nos próximos quatro anos.

Os trabalhos foram desenvolvidos em cinco eixos, onde cada um deles foi coordenado pelos secretários municipais:

I – “Bodocó: Compromisso com a Educação” – Ampliação e qualificação da política municipal de educação escolar; II – “Bodocó: Saúde para Todos” – Ampliação e qualificação do sistema de saúde pública municipal; III – “Bodocó Desenvolvido” – Promovendo a integração de ações que assegurem a mobilidade, acessibilidade e infraestrutura de qualidade; IV – “Bodocó Produtivo, Sustentável e Inclusivo” – Valorização e incentivo à produtividade promovendo o bem estar social; V – “Bodocó Plural” – Incentivo às ações culturais, esportivas, juvenis e turísticas.
O PPA é um instrumento de grande importância, pois a partir dele podemos ouvir de forma coletiva os anseios e necessidades da população, para que assim possamos elaborar um plano de gestão com a participação efetiva dos bodocoenses,” destacou o prefeito Túlio Alves.

As principais propostas elaboradas e aprovadas foram: 

Agricultura e Meio Ambiente – Incentivo a cadeia produtiva do Mel (SIF); Criação do Plano de Comercialização de produtos da agricultura familiar; Apoio e formação de Associação de Recicladores; Criação da Feira de negócios do Município.

Assistência Social – Reativação do Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Reativação dos serviços de inserção digital – Telecentro; Implantação de Cozinha Comunitária; Reativação do Programa Pernambuco no Batente.

Cultura – Realização de Festival Multicultural; Projeto Arte na Praça; Reativação da Casa das Juventudes; Criação do Museu Regional.

Educação – Construção de uma escola na sede; Aquisição de brinquedos e playground de parques para as unidades da Educação Infantil; Ampliação da oferta de Educação Física através da recreação nos C.E.I e Creches; Reformas de todas as escolas do município.

Infraestrutura – Construção e recuperação de estradas principais e vicinais; Construção e recuperação de poços artesianos, barragens, barreiros e açudes; Construção de aterro sanitário (em parceria com consórcios municipais e órgãos conveniados); Construção de melhorias sanitárias domiciliares.

Saúde – Instalação de Sala Vermelha no hospital municipal; Convênio com Hospital Santa Maria (Araripina) para realização de cirurgias eletivas; Implantação de sistema on-line para marcação de consultas, exames e cirurgias em todas as Unidades Básicas de Saúde; Aquisição de tablets para agentes comunitários de saúde.

As próximas audiências serão realizadas no sábado (26) em Feitoria e Cacimba Nova, zona rural do município.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.