Blog Rômulo Lima

Na Reunião Plenária desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Socorro Pimentel (PTB) cobrou ao Governo do Estado o pagamento dos recursos destinados aos municípios para investimento na saúde básica. Segundo a parlamentar, cabe à Secretaria da Saúde do Estado repassar os recursos destinados à Política de Fortalecimento da Atenção Primária, à Contrapartida da Farmácia, ao SAMU e aos Hospitais de Pequeno Porte, mas desde 2014, a gestão do PSB deve a todos os municípios do Estado.

“Esses débitos não foram causados pela tão propagada crise econômica. Eles iniciaram num tempo em que sobrava dinheiro em Pernambuco, e se estenderam por 2015, 2016, 2017 e 2018. O governo Paulo Câmara passou toda a sua gestão devendo à saúde dos municípios. Um débito crônico.Nesses quatro anos, já são mais de 155 milhões”, afirmou.
Socorro Pimentel ressaltou ainda que as atribuições dos municípios têm crescido constantemente, mas reforçou que a chegada dos recursos não tem caminhado na mesma velocidade. “É imperiosa a promoção da saúde de uma população. Para isso, se faz necessário a pontualidade dos compromissos financeiros, sem a qual é impossível administrar e garantir resultados favoráveis na qualidade do serviço prestado”, disse.

A deputada lembrou ainda os municípios que foram atingidos pelas chuvas da última semana e pediu prioridade na regularização do débito. “Municípios como Bodocó, Surubim, Triunfo e Jataúba estão sofrendo com os estragos deixados pelas chuvas. Agora, mais que nunca, esses municípios clamam pela chegada desses recursos para prestar assistência às suas populações. Esperamos que o governador Paulo Câmara, ao menos nesse momento de tanta tristeza, quando várias famílias perderam todos os seus pertences, dê prioridade a esses municípios e regularize essa situação”, finalizou.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.