Blog Rômulo Lima

O número permanece alto: trezentas e quarenta famílias foram afetadas pela enxurrada da última sexta-feira (13), em Bodocó. Mesmo diante das dificuldades provocadas pelo desastre natural, algumas famílias começaram a retornar para suas casas e refazer a vida após o ocorrido. Outras 32 pessoas ainda se encontram desabrigadas. 

O prefeito Túlio Alves visitou algumas famílias nesta quinta-feira (19) para acompanhar o processo de retorno, que foi liberado após orientação e inspeção técnica realizada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE). 
A volta para casa das famílias aconteceu mediante acompanhamento de profissionais das Secretarias Municipais de Infraestrutura, Saúde e Assistência Social que desenvolveram ações e serviços contínuos para garantir as condições de retorno, como: vistorias para parecer técnico estrutural das residências; limpeza das áreas atingidas com retirada de entulhos e pertences perdidos, que já somam até o momento 65 caçambas de lixo. 

A equipe de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica do município, com apoio da equipe de Vigilância em Saúde da IX Gerência Regional de Saúde, visitou 160 imóveis, entre casas e comércios atingidos, para realizar inspeções sobre a limpeza dos locais e dos utensílios e prestar orientações aos moradores/proprietários sobre as possíveis doenças vinculadas por água e alimentos contaminados. A Secretaria de Saúde ainda distribuiu mais de 1000 unidades de hipoclorito para descontaminação. 
As equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social dão continuidade ao trabalho para verificação das necessidades mais urgentes de cada família e consolidação do banco de dados, gerenciando informações obtidas através dos cadastros sociais que foram realizados, além da organização da entrega de refeições e donativos às famílias cadastradas. Através de visitas domiciliares, profissionais dos equipamentos de proteção básica e especial CRAS e CREAS seguem identificando vítimas que necessitam de acompanhamento psicológico. 

“O retorno para casa fez-se necessário e por esta razão, nosso compromisso só aumenta. Por isso, nossas equipes estão desenvolvendo ações e serviços de forma efetiva, prestando toda assistência às famílias com o comprometimento de dar continuidade à garantia das necessidades básicas de cada uma delas, e para isso também estamos contando com a solidariedade e apoio de muitas pessoas, disse o prefeito Túlio Alves”.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.